Experiência política
Desde 2016 Eduardo Morais faz parte de um grupo político que acreditava na mudança, principalmente, em face dos diversos problemas que Timóteo enfrentava com as sucessivas trocas de prefeitos o que provocaram instabilidade política, jurídica e administrativa.
Ainda em 2016 foi formada uma chapa para disputar a Prefeitura de Timóteo tendo Douglas Willkys como candidato a prefeito e Eduardo Morais candidato a vice-prefeito.
Mesmo com o resultado desfavorável, a população entendeu que era possível sonhar novamente criando um clima favorável para a mudança que viria a se concretizar a partir de julho de 2018.
Em 2018 houve uma nova cassação de prefeito e por consequência foi definida a realização de uma eleição extemporânea que culminou com a vitória da chapa Douglas Willkys prefeito e Professor Vespa, vice-prefeito, o que determinou uma nova fase na política e na gestão pública de Timóteo a partir de julho de 2018.
Eduardo Morais foi indicado para a Secretaria de Saúde inaugurando assim um novo marco na saúde pública timoteense com a realização de numerosas obras e oferta de serviços.